Páginas

domingo, 18 de janeiro de 2015

Vestibular UECE 2015.1 (1ª fase) - Prova de História


25. A descoberta do ouro no interior de Minas deslocou parte da população colonial do litoral para o interior. A região das minas foi ocupada por centenas de novos habitantes que careciam de tudo: alimentos, roupas, gado, cavalos, produtos europeus e muitos escravos para trabalhar nas minas. Atente para o que se diz acerca dessa que ficou conhecida como a “sociedade do ouro”.

I. A base da sociedade mineira eram os africanos escravizados, que constituíam boa parcela dessa sociedade. E, embora não representasse a maioria da população, seu trabalho era fundamental.
II. A atividade mineradora também deu origem a uma camada da sociedade que era extremamente pobre e que tinha sido atraída pela ilusão do ouro; era formada por escravos libertos e brancos pobres.
III. Havia uma camada média, composta principalmente de brancos, que incluía pequenos comerciantes, tropeiros e pequenos produtores de gêneros agrícolas.

Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I e III apenas.

26. Dentre as afirmações a seguir, assinale aquela que está INCORRETA no que diz respeito à Confederação do Equador (1824).

A) A Confederação do Equador estava afinada com os ideais de federação que serviram de base para a implantação da República dos Estados Unidos da América.
B) A revolta começou com a exigência de que o Presidente da Província de Pernambuco, indicado por D. Pedro I, renunciasse ao cargo em favor do liberal Manuel de Carvalho Pais de Andrade.
C) A Confederação do Equador uniu Pernambuco e as Províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
D) Cedendo às forças de repressão comandadas pelo Brigadeiro Francisco Lima e Silva, após cinco meses de resistência, os rebeldes se entregaram, sendo, por este motivo, anistiados.

27. Assinale a opção que apresenta corretamente ações atribuídas ao Marquês de Pombal na Colônia Brasileira.

A) Extinção do sistema de capitanias hereditárias e transferência da sede do governo colonial de Salvador para o Rio de Janeiro.
B) Criação das Companhias Comerciais do Grão Pará e do Maranhão, e a organização da Universidade de Coimbra.
C) Extinção da Mesa de Inspeção dos Portos e da cobrança do quinto na região das minas.
D) Expulsão dos Jesuítas do Brasil e incentivo à criação das indústrias de manufaturas.

28. No Congresso da Basileia, organizado por T. Herzl, em 1897, foram traçadas as primeiras linhas de ação de um movimento que reivindicou terras de território palestino para a criação de colônias agrícolas para os hebreus. Para que fosse possível, naquele território, consolidar-se um espírito nacional, de valores culturais e religiosos, em última instância, reivindicou-se a concessão de uma “carta” internacional que autorizasse e tutelasse a imigração hebraica para a Palestina. Este movimento nacionalista que surgiu na passagem do século XIX para o século XX denomina-se

A) Organização para a libertação da Palestina (OLP).
B) Sionismo, que tem como referência o monte Sión em Jerusalém.
C) Kibutz (agrupamento em hebraico).
D) Intifada (revolta ou agitação).

29. Há muito tempo o continente africano tem sido palco de conflitos violentos. Em Angola, o confronto envolveu organizações armadas que disputavam o poder desde a independência daquele país. Na República Democrática do Congo, as disputas envolveram o Estado e grupos armados; na Serra Leoa, a guerra civil durou de 1991 a 2002. Intermediários interessados na guerra, em alguns casos, a estimulam fornecendo armas e soldados; em outros casos, apoiam governos ou a guerrilha de oposição. Os produtos disputados pelo Estado e por grupos armados nesses três países Africanos são

A) diamante e petróleo.
B) defensivos agrícolas e gás natural.
C) metais e produtos farmacêuticos.
D) alimentos industrializados e tecidos.

30. Atente para o seguinte excerto: 
“Contudo, dois fatores ainda mais importantes solapavam agora a alta cultura clássica. O primeiro era o triunfo universal da sociedade de consumo de massa. Da década de 1960 em diante, as imagens que acompanhavam do nascimento até a morte os seres humanos no mundo ocidental – e cada vez mais no urbanizado Terceiro Mundo – eram as que anunciavam ou encarnavam o consumo ou as dedicadas ao entretenimento comercial de massa. Os sons que acompanhavam a vida urbana, dentro e fora de casa, eram os da música pop comercial. Comparado com isso, o impacto das “grandes artes” mesmo sobre os “cultos” era na melhor das hipóteses ocasional, sobretudo desde que o triunfo do som e da imagem com base na tecnologia impunha forte pressão sobre o que fora o grande veículo para a experiência da alta cultura, a palavra escrita”.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos. O breve século XX 1914-1991). Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras. p. 495.

Segundo Hobsbawm, a alta cultura clássica decaiu devido
A) à urbanização do Terceiro Mundo.
B) às traumáticas imagens de nascimento e morte.
C) à ascensão da cultura escrita.
D) ao consumo massificado alcançado por intermédio dos meios de comunicação social.

Um comentário: