A Universidade Federal do Ceará (UFC), é considerada pelo MEC a segunda melhor do norte-nordeste. Atualmente a UFC utiliza o Enem e o SISU como forma de seleção. Entretanto seu vestibular já figurou como um dos mais concorridos do país, já que a instituição esta entre as melhores do país e em algumas listas aparece entre as melhores do mundo.
Resolveremos a seguir a prova de História (1ª fase) do vestibular 2006.1.
01) (UFC) Analise as afirmações abaixo sobre a Grande Guerra de 1914-1918 e suas consequências.
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia européia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes, vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
A) I é verdadeira.
B) II é verdadeira.
C) III é verdadeira.
D) I e II são verdadeiras.
E) I e III são verdadeiras.
Comentário: O fato da primeira grande guerra ser justamente chamada de mundial, é por que muito embora tivesse como palco principal a Europa, o conflito teve a participação de atores de todo o globo. Entretanto, nem todos os países do globo sofreram perdas econômicas; alguns lucraram muito com a indústria da guerra. No pós conflito, a Europa foi assolada por um conjunto de desestruturações de antigos estados e o início de rivalidades étnicas que perduram até hoje.
02) (UFC) A imprensa é identificada como o meio de comunicação mais importante do Brasil, na Primeira República, porque:
I. o regime republicano assegurava a liberdade de imprensa, sendo vetada qualquer ação repressiva contra os periódicos e as redações.
II. muitos periódicos tinham caráter político, como a “grande imprensa”, ligada aos grupos oligárquicos no poder, e diversos jornais anarquistas, sindicalistas e socialistas.
III. a queda nos índices de analfabetismo, a partir do regime republicano, permitiu que os periódicos atingissem um público nas mesmas proporções que a televisão nos dias atuais.
Com respeito às três assertivas, é correto afirmar que somente:
A) I e II são verdadeiras.
B) I e III são verdadeiras.
C) II e III são verdadeiras.
D) I é verdadeira.
E) II é verdadeira.
Comentário: a primeira republica continuo o regime de opressão da imprensa oposicionista que existia no Império. A pouca expressão existente concentrava-se em jornais bastante ligados às questões políticas de situação como instrumento de manutenção e alienação de muitos. A pouca oposição centrava-se em questões ligadas à defesa de ideias de ascensão das classes mais pobres, e esta não era tão preocupante pelo alto número de analfabetos.
03) (UFC) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.
A) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
B) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
C) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
D) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
E) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.
Comentário: O código civil francês instituído por Napoleão consolidou as grandes conquistas da burguesia na Revolução Francesa e consagrou o fim do feudalismo com a abolição dos antigos estamentos. Garantiu o direito à propriedade, proibiu a organização de sindicatos de trabalhadores,assegurou a igualdade de todos perante a lei, mas restabeleceu a escravidão nas colônias francesas.
04) (UFC) Leia o texto a seguir.
“A barbarização ecológica e populacional acompanhou as marchas colonizadoras entre nós, tanto na zona canavieira quanto no sertão bandeirante; daí as queimadas, a morte ou a preação dos nativos. Diz Gilberto Freyre, insuspeito no caso porque apologista da colonização portuguesa no Brasil e no mundo: ‘O açúcar eliminou o índio’. Hoje poderíamos dizer: o gado expulsa o posseiro; a soja, o sitiante; a cana, o morador. O projeto expansionista dos anos 70 e 80 foi e continua sendo uma reatualização em nada menos cruenta do que foram as incursões militares e econômicas dos tempos coloniais.”
(BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 22)
A partir da leitura do texto, pode-se concluir, corretamente, que:
A) os princípios republicanos garantiram, no século XX, uma ocupação territorial, feita com base na realocação econômica, nos centros urbanos, dos sujeitos expulsos pelas novas atividades implantadas no interior do país.
B) o impacto ambiental e social das atividades econômicas implantadas é um problema que surgiu recentemente, a partir da mecanização das práticas agrícolas e pastoris.
C) a marginalização social e econômica de alguns grupos constitui um dos efeitos das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil desde o período colonial.
D) o desenvolvimento da atividade açucareira na colônia alterou as condições naturais do território, ao introduzir o plantio em áreas extensas, o que reverteu em ganhos para as comunidades locais.
E) a introdução de atividades modernas, desde a colônia, vem substituindo a ocupação predatória do meio ambiente, pelos nativos, por outra mais racional que, ao otimizar os recursos naturais, garante sua renovação.
Comentário: O texto associa o fato de inúmeras mazelas sociais do nosso país existem devido ao processo exploratório dos recursos naturais do no país que existem desde a época da colônia.
05) (UFC) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c. 1377 a.C. – c. 1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
A) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
B) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
C) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
D) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
E) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.
Comentário: Ao longo dos anos o grupo de sacerdotes egípcios, devido a sua importância no campo religioso, passou a ascender politicamente o que começou a ameaçar a autoridade do faraó. assim, a reforma de Amenófis IV tinha uma fachada religiosa, mas seu grande objetivo era politico: restringir o poder da classe dos sacerdotes.
06) (UFC) A manutenção do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada:
A) ao apoio dado pelos liberais ao monarca, de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito às áreas interioranas do país.
B) à concessão de muitos poderes ao imperador e à alternância dos partidos liberal e conservador no governo.
C) à inexistência de eleições para a escolha dos senadores e deputados, todos nomeados pelo imperador.
D) à estabilidade do cargo de presidente do Conselho de Estado, escolhido pela Câmara dos Deputados.
E) à difusão dos ideais revolucionários franceses, adotados pelo monarca na condução da política imperial.
Comentário: Durante o segundo reinado a centralização de poderes no imperados continua visto que a constituição de 1824 não foi abolida. Dessa forma, com plenos poderes para fechar o parlamento, Dom Pedro II não via problemas em continuar neste regime de governo, visto que sempre um dos dois partidos tornava-se oposição ao imperador nas próximas eleições, por conta das fraudes, este nunca atingia maioria na casa.
07) (UFC) No ano de 1348, a peste negra devastou a Europa e ceifou um terço de sua população. Analise as afirmações abaixo sobre essa catástrofe.
I. Veio da Ásia pela rota da seda, em virtude do comércio estabelecido por negociantes genoveses e venezianos.
II. Ocorreu num século de retração da economia européia, marcado por várias revoltas camponesas, e contribuiu para o enfraquecimento do feudalismo.
III. Atingiu indiscriminadamente as várias categorias sociais, tanto das cidades como das áreas rurais, como ocorria com uma outra doença comum na época, a lepra.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
A) I é correta
B) II é correta
C) III é correta
D) I e II são corretas
E) II e III são corretas
Comentário: A peste negra chegou à Europa por meio de um navio genovês vindo do oriente. A doença veio em um momento infeliz da história econômica europeia, já que no século XIV o renascimento cultural começa a dar seus primeiros sinais de esgotamento. No entanto, devido aos padrões de higiêne as pessoas que detinham um pouco mais de posses eram menos acometidas pela peste transmitida pelas pulgas, embora muitos das classes altas tenham morrido devido à transmissão da forma pulmonar da peste.
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